domingo, 26 de agosto de 2007

adoro maçã




Algumas observações que podem ser úteis:
A primeira coisa que faço é picar as maçãs bem miudinhas; não coloco limão, pois como as maçãs serão assadas junto com a massa da torta, não faz diferença.
Fazer a mistura de açúcar e canela que será colocada por cima da massa da torta, antes de ir ao forno. Depois de assada essa mistura forma uma casquinha deliciosa sobre a torta. Aqui não tenho como falar de quantidade porque sempre faço de olho. Vai depender do que você quer que sobressaia: o doce do açúcar ou o paladar da canela. Em geral faço um pouco mais do que 1 xícara, para poder colocar generosamente sobre a massa. Nada de pão-durismo na mistura do açúcar com o Rei da Quinzena, certo?
Colocar o forno para aquecer a 160°.
Untar e polvilhar uma fôrma redonda, das que soltam o fundo; pois é uma torta bonita para ser desenformada. Como a minha forma "morreu", fiz numa normal mesmo, de fundo fixo.
Bato bastante a manteiga com açúcar; acrescento as gemas, uma a uma, e depois a farinha de trigo. Enquanto essa massa bate na batedeira, com um mixer elétrico bato as claras em neve, à parte. Misturo as claras à massa delicadamente, com movimentos de cima pra baixo. Só então acrescento o pó Royal. Por último, junto as maçãs e misturo tudo bem, mas sem violência! Delicadeza aqui é fundamental, certo, meninas?
Colocar a massa na fôrma, polvilhar generosamente com a mistura de açúcar e canela e levar ao forno a 210°, por, aproximandamente, 50 minutos.
Enquanto a torta assa, bato um chantilly com pouco açúcar, para acompanhar. Costumo usar o da marca Coalhada's, que é muito gostoso.

A massa da torta fica fofa e molhadinha, com as maçãs bem macias e um aroma delicioso!!! Nem preciso dizer que como a torta quente co gelado de baunilha. Nhammmmm!!

( esta receita é de uma brasileira, mas vou experimentar)