terça-feira, 25 de setembro de 2007

darfur


Todos sabemos que o conflito na região do extremo oeste do Sudão está longe do fim, apesar das milicias a cavalo, armadas com os seus facões, os Janjaweed, terem já dizimado grande parte da população negra, estropiando mulheres e crianças.
Nalguns casos chegam mesmo a violar as mulheres na esperança que possam gerar filhos, os chamados negros árabes em " substituição" dos negros africanos, não árabes.
Chegou-me ás mãos um pequeno livro da Além Mar, escrito pelo Padre Feliz da Costa Martins, um missionário Comboniano no Sudão, que estou a ler com interesse para perceber o que faz destas pessoas seres humanos especiais.
A certa altura ele escreve:«Sei, de teologia certa, que ninguém pode culpar Deus por esta situação... A culpa desta guerra é nossa e dos males que se lhe seguem, não haja dúvida, é só nossa, dos interesses políticos e mesquinhos dos homens. E sei também, de teologia ainda mais certa, que "Deus é amor" e não pode senão amar estes seus filhos e filhas».
Estas crónicas do livro permitem-nos acompanhar o autor e o missionário nesses difíceis " Caminhos de Missão" e experimentar as alegrias e tristezas num contexto islâmico e fundamentalista, como o Sudãoé hoje.