domingo, 25 de outubro de 2009

arte na infância


Ainda no âmbito das artes, recordo com uma certa nostalgia a 1ª vez que entrei num museu, curiosamente o Soares dos Reis, pela mão do meu pai e deparei com este quadro, logo na entrada.
A sensação foi única, não sei bem explicar porquê, mas fez com que eu ficasse parada junto a ele, com as mãos atrás das costas e foi preciso insistência para que eu circulasse para outras bandas.
Já passaram tantos, tantos anos, eu tinha apenas quatro. Mas lembro-me de tudo como se tivesse sido ontem.
Hoje sei que o quadro se chama " Vanitas - As bolas de sabão" de Manet.
Um quadro a óleo sobre tela de 1867, que faz parte do espólio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Na altura nada disto fazia sentido, apenas o facto de retratar uma criança e a bolinha de sabão, que eu acho, esperava que viesse ter comigo.
Só isso pode justificar o fascínio que este quadro, ainda hoje, tem para mim.