domingo, 4 de abril de 2010

A Páscoa


A Páscoa é uma data comemorativa de grande importância para as culturas ocidentais. A origem mais remota do termo Páscoa vem dos hebreus, Pesach, que significa passagem. Entre as civilizações antigas, a Páscoa era uma festa de passagem para celebrar o fim do inverno e o início da primavera, pois o fim do rigoroso inverno que castigava a Europa representava maiores chances de sobrevivência com a produção de alimentos. A festa era geralmente realizada na primeira lua cheia da época das flores, no mês de Março.

A Páscoa tem significados diferentes para os judeus e para os cristãos. A Páscoa judaica celebra o êxodo deste povo do Egipto, aprisionados como escravos pelo faraó Ramsés II, por volta de 1250 a. C. A data comemora, então, a liberdade quando, liderados por Moisés, os judeus conseguiram fugir da subjugação do faraó.

Para os cristãos a Páscoa representa a ressurreição de Cristo, quando, após sua morte, a sua alma voltou a unir-se ao seu corpo. A festa é realizada no primeiro domingo depois da lua cheia que ocorre no dia ou depois de 21 de Março (data do equinócio). Por isso a Páscoa ocorre todo ano em datas diferentes.

A figura do coelho está simbolicamente associada à Páscoa, pois o animal representa a fertilidade, já que de cada ninhada nascem muitos coelhos. Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova, a renovação, reprodução e fertilidade. Por isso, nada melhor do que um animal que se reproduz rapidamente e em grandes quantidades para se tornar o símbolo da festa.

A tradição do coelho foi trazida às Américas pelos imigrantes alemães entre o final do século XVII e início do XVIII. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.

(internet)